Ensaio: Sete Minutos – Lucas Beraldo

Ensaio: Sete Minutos

Lucas Beraldo*
Conclusões referentes aos tipos de interferências estudadas em sala de aula da peça 7 minutos, que foi gravada em vídeo, com direção de Bibi Ferreira e a atuação do ilustre Antônio Fagundes.

Em todo processo de comunicação, a mensagem está sujeita a interferências que podem alterar o entendimento pelo receptor e uma resposta estranha para o remetente. Sejam elas interferências físicas como dificuldade visual, ruídos e má grafia; culturais como diferença social, repertório, regionalismo e gírias; ou psicológicas como mensagens de forma negativas para diminuir a auto-estima da pessoa.

Neste texto, faço alguns apontamentos para mostrar o modo como as interferências podem atrapalhar o processo de comunicação.

O filme trata da encenação de uma peça de Shakespeare interpretada por Antônio Fagundes. Logo no começo ao tentar introduzir a peça para o público, uma tosse interrompe o andamento da fala e, por diversas vezes, Antonio Fagundes é interrompido por essa mesma tosse e desiste de apresentar a peça. Começa aí o tema para os conflitos ao decorrer da apresentação teatral.

O ator fica indignado com as interrupções, tais como tosses, celulares, conversas, pessoas levantando para irem ao banheiro, barulhos de papéis de balas e pacotes de batatas frita, mas o que mais chama a atenção dele era um senhor que colocava os pés descalços sobre o palco e mexia os dedos, estas são as principais interferências físicas que se percebe no decorrer da peça.

Uma cena engraçada e interessante que exemplifica bem o ruído na comunicação produzido pelas interferências, é quando Fagundes pede para sua companheira de palco (a promotora do evento) para que leia um trecho da peça em voz alta. Enquanto executa a ação, o ator fica reproduzindo os barulhos de celular, relógios, papel de bala entre outros, abafando a fala da promotora, e assim deixando claro o que ele tanto reclamava anteriormente.

Nota-se que as interferências são relativas, para Antonio Fagundes, elas (interferências) atrapalham tanto que é motivo para cancelar um espetáculo, ele entende como sendo uma falta de respeito, pois existe a quebra da comunicação entre quem está no palco e o público, e para ele ambos devem fazer sua parte para o bom andamento da peça. Porém para seu companheiro de palco as interferências fazem parte do espetáculo, diz que não se incomoda, apenas imagina uma quarta parede que separa o palco da platéia.

Sobre as interferências culturais, podemos dizer que alguns personagens possuem falas características, ou seja, o uso de jargão. Em destaque o policial e o senhor que veio de longe para ver a peça; o policial porque ele utiliza do “vocabulário de quartel”, por exemplo: “positivo e operante”. O outro personagem é o senhor que fala que gostaria de ver um “show de teatro”, uma palavra que Fagundes até se indaga por não entender do que se tratava. Na verdade “show de teatro” se refere a uma peça de teatro.

As interferências psicológicas ocorrem em quase todo filme, no meio das discussões entre Fagundes, a senhora que não conseguiu entrar no teatro, o policial e a promotora de eventos, sempre um tenta elevar o tom de voz acima da fala do outro, ora para inferiorizar, ora para diminuir o estado psicológico do outro na tentativa de se sobressair.

Em resumo, utilizando-se do humor e do ambiente teatral, 7 minutos é um ótimo filme que explica muito bem as três formas de interferências: física, cultural e psicológica.

*Aluno do curso de Publicidade e Propaganda, 2° semestre, UniCeub.

lucasxxxx@hotmail.com

lucasberaldo.wordpress.com

 

———————

O arquivo Microsoft Word está disponível na página Ensaios.

Material para a prova do dia 01/04/08.

 

Post relacionado:

Fichamento LPII (MARCELO)

 

 

3 respostas para Ensaio: Sete Minutos – Lucas Beraldo

  1. savana cristina disse:

    Gostei do seu comentário,mas acho que vc deveria falar do significado da quarta parede.um abraço

  2. tallyta disse:

    adorei o texto mais gostaria que vc colocasse o significado da quarta parede! por favorr!!!

  3. vanderleia disse:

    Tallyta acho que quando ele fala da quarta parede é nada mas do quer eles comentam no camarim entao se cai a quar ta parede.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: